top of page

O que significa o leão alado?

​Veneza é uma cidade italiana sem igual. Fundada por volta do século 7, tem por emblema o Leão Alado. Este monumento dourado está presente por toda cidade; e especialmente na Piazza de San Marco, o ponto turístico mais importante desta surpreendente província, onde também nasceu a 23 de outubro de 1919, Giovanni Baldan, meu estimado amigo, modelo de vida e mentor, que transpassou o limiar da eternidade a 15 de janeiro de 2012. Por lealdade, admiração, saudade e gratidão, a ele também dedico este espaço. E, nele, sintam-se inclusos todos os que me estimam e por mim são estimados.

Por que o Leão Alado?
A História oficial explica que Veneza adotou o "Leão Alado de S. Marcos Evangelista" como insígnia para o seu escudo de armas, como o era presente no estandarte da Tribo de Judá. Aqui, leão é alegoria de protetor – como, inclusive, “é símbolo do Messias”, segundo os cristãos [Livro do Apocalipse (capítulo 5, versículo 5)]; e suas asas nos revelam o seu papel de potente mensageiro.

 

O Livro Aberto.
Curiosamente, o leão é representado com uma pata sobre um livro aberto ou fechado. O livro é a Bíblia. Segundo explica a tradição, quando o livro está aberto, significa que a escultura foi feita num período em que a cidade estava em paz. E quando o livro se encontra fechado, a cidade estava em guerra. Observe ao lado e na página de abertura que o livro está aberto! Porque o que lhe desejo é saúde, paz, harmonia, sucesso, segurança, alegria, respeito... Com magnânima generosidade, fortaleza, discernimento e, acima de tudo, sabedoria!

ENVIE-NOS SEU COMENTÁRIO CLICANDO AQUI.

Por diversas vezes, falaram-me muito bem do seu trabalho, André. E, por causa disso, acabei encontrando este site e o vasculhei o quanto pude, detalhadamente. Assisti aos vídeos também. Inclusive, também achei muito interessante a explicação do emblema, que inclui o leão com asas de Veneza: bela mensagem! Inesperada, aliás. Estou bem empolgado com nossa primeira conversa e, mesmo meio apertado, quero lhe dizer que, com muito gosto, paguei a minha sessão e a da minha mulher. Não tenho dúvida que, se a mentoria mensal me fizer o mesmo bem que o nosso primeiro encontro fez para mim e minha esposa, será um dos melhores investimentos que fiz até agora. Porque entender o que se é, compreender a outra pessoa... puxa, dá muito alívio... Uma bússola precisa assim, que realmente revela o que a gente tem dentro da alma, no inconsciente, e não consegue colocar em palavras... E de repente vê que o pessoal estava certo a seu respeito, André, que o que você fala tem tudo a ver... Nossa, é bom demais. Obrigado, de antemão. Mas, se me permite, eu vou voltar para dar meu testemunho no final do mês. Grande abraço meu e de minha mulher.

bottom of page