top of page

O que te faz feliz?

Nosso trabalho é laico; não tem confissão política ou religiosa. Mas agrada-nos tudo o que leva ao homem a ser feliz. Nas Escrituras judaico-cristãs, encontramos alguns livros dedicados diretamente a conselhos e regras de bom comportamento, entre os quais estão Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Neste último, encontramos a seguinte afirmação, na tradução explicada: "O Dom do temor filial a Deus é a religião da ciência; o seu esmero para com a verdade. Religião esta, assim, que guarda e santifica o coração do homem para o que é justo e honesto, unindo-o ao Eterno, que lhe dá sabedoria, discernimento, satisfação (de existir, ser, viver, conviver e progredir) e saudável alegria". (Eclo 1, 17-18). Levando em consideração este ensinamento e sendo coerente à nossa proposta de aumentar-lhe a satisfação de existir, ser, viver, conviver e progredir, peço-lhe a permissão para começarmos e encerrarmos o dia de hoje com uma breve oração:

ORAÇÃO DA MANHÃ

​(ORAÇÃO 18)

"Senhor (Deus), no silêncio deste dia que nasce,

venho pedir-Te Paz, Sabedoria e Fortaleza.

Hoje, quero olhar o mundo com olhos cheios

de benquerença; isto é, não quero ser apenas honestamente esperto, mas sobretudo paciente, compreensivo, suave e sabiamente bom: ver Teus filhos por trás das aparências, como os vês, Senhor.

Para, assim, poder apreciar a virtude,

a bondade, de cada um.

 

Fecha meus ouvidos para toda murmuração (calúnia);

guarda minha língua de toda maledicência;

que só os pensamentos que bendigam

permaneçam em mim.

 

Quero ser tão bem-intencionado e justo

que todos os que se aproximam de mim

percebam Tua presença.

 

Reveste-me de Tua santa Bondade, Senhor;

e faze que, durante este dia

eu Te revele. Amém."

Fonte: Oficinas de Oração e Vida - Ignacio Larrañaga

Revisão: André Luís Roque Cardoso

ORAÇÃO DE ENTREGA - ABANDONO

(ORAÇÃO 33)

"Senhor, em Tuas mãos eu me entrego.

Faze de mim o que quiseres.

Por tudo que fizeres de mim,

eu Te agradeço.

Estou disposto a tudo, aceito tudo,

contanto que Tua vontade seja feita em mim

e em todas as Tuas criaturas.

Não desejo mais nada, meu Deus.

Ponho minha alma em Tuas mãos,

entrego-a a Ti, meu Deus,

com todo ardor de meu coração

porque eu Te amo;

e é para mim uma necessidade de amor dar-me,

entregar-me em Tuas mãos, sem medida:

porque Tu és meu Pai e meu Criador.

Amém."

Fonte: Oficinas de Oração e Vida - Ignacio Larrañaga

Copilação exata. Inspiração no carisma do Bem-Aventurado Charles Eugène de Foucauld

PARA ENVIAR SEU COMENTÁRIO, CLIQUE AQUI.

"Lindas orações! Senti um abandono nas mãos de Deus e uma paz muito grande! Obrigada, André Luís Roque Cardoso! Assim que possível, por favor, envie-me por e-mail ou através do facebook outras orações como estas!!! Merecem que sejam divulgadas!"

Adelaide Santos

​"André, achei de bom gosto a inclusão de tão belas palavras neste site. Li com atenção e carinho as duas orações. São lindas! Porém, amo mais a primeira, por ser uma antiga minha conhecida e que me faz MUITO bem rezá-la pela manhã. Obrigada e mais uma vez meus parabéns."​

Denny Margotto Morra

"Achei as orações lindissimas, tanto que fiz uma cópia de cada uma e estão na mesa do meu computador, para que as possa acessar diariamente com mais facilidade. Realmente são maravilhosas, exprimindo ao mesmo tempo simplicidade e profundidade. Valiosas! Obrigada!"

Elizabeth Keresztes

​"André, é curioso. Quando li essas orações, senti uma espécie de nó na garganta; uma vontade que algo faça sentido. Querer um abraço apertado... e ao mesmo tempo estar longe, distante de tudo e todos."​

Andrea Bonachera

"André, sou muito sensível às coisas que nos ligam a Deus e à boa arte. Ao ler as duas orações, tive um conjunto de sensações inefáveis. Deram-me uma paz enorme; um bem estar inexplicável; uma leveza deliciosa... Como estar nos braços de Deus. Meus cumprimentos e obrigada."​

Rafaela Correr Dos Santos

"Orar é um momento de encontro com DEUS. Essas duas orações, sem dúvida, deixam esses momentos mais fortalecidos. Afinal, para acertarmos, precisamos de Sabedoria e força no nosso dia a dia. E por último, na entrega da nossa vida nas mãos de um Pai. A Fé nos fortalece e nos aprimora; motiva-nos ao bem. Gostei".

Jussara Frasson

"André, que orações fantásticas! Eu poderia dizer que para começar o dia são de fato algo maravilhoso, divino!!! Que energia! Não tem como começar o dia de forma negativa! Acendem um fogo novo!!! Sem fronteiras!!! Parabéns!!! Posso pegar para mim??? :)"​

 

Nam Mazza

"Somente num constante esforço de aprofundamento de tudo o que nos rodeia é que podemos nos enriquecer com a vida em sua plenitude. Dirigimos-nos a Deus alicerçados na humildade e simplicidade do coração, para atender primeiramente à Sua vontade e não à nossa: e esta é a mensagem essencial que senti dessas orações, André. Realmente, oremos para que Ele nos conduza dentro de seus desígnios, pois só assim poderemos realizar Seus objetivos para conosco e para todos os outros que nos cercam. Tudo a ver essas lindas orações neste espaço".

 

Maria Inez Grimaldi

"Andréeee... Super-apreciei as orções! Não sei como lhe explicar em palavras.... O que consigo dizer é que me senti bem ao lê-las; essencialmente, sincero comigo mesmo. Curiosamente, inclusive, tem um conteúdo parecido com a que fiz espontaneamente ontem a noite. Deixa-me ser mais claro: não orei com essas palavras; mas exatamente com esse sentido. Muito grato, meu amigo".​

 

João Scarpa

"André, vou compartilhar pra ter comigo! São Orações que nos conduzem a desejarmos mais ou a aceitarmos melhor o poder de DEUS em nossas vidas. Às vezes, não permitimos fazer parte do nosso espirito coisas que podem ser até edificantes; ou seja, simplesmente, não deixamos que tenham frutos bem dentro do nosso coração. Essas orações belíssimas, no entanto, convidam-nos a entrar na proteção de Deus de uma forma diferente: supreenderam, tocaram, chegaram ao meu coração. Meu caro, realmente, o nome do seu site está correto: "vidas protegidas". Vou ler todo dia com o coração! Um grande abraço e um BEJI da TITILILI"​

 

Eliane Cardoso

"André, são maravilhosas as orações: tocaram-me profundamente; em especial a "Oração da Manhã". Senti paz, tendo essa sincera conversa com Deus! De forma especial, clara e sublime. Essa oração me fez refletir e alimenta o desejo de estar cada vez mais próxima de Deus, praticando o que realmente nos faz pessoas melhores: o amor, a benevolência e a justiça. Manterei uma cópia e irei ler todos os dias, pra alimentar o espírito de sentimentos tão bons ... Obrigada!".​

 

Lene Araújo

"Boa tarde, André! Tudo bem? Primeiramente, agradeço por ter compartilhado comigo tão belas orações! Fez lembrar de um trecho bíblico: Jeremias 33:3, que diz: "Invoca-Me e Eu te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes". Quero falar das duas orações: a Oração da Manhã. Por ser a do despertar do dia, talvez seja a mais importante. Mas é a segunda oração, a mais singela, onde realmente me entrego. Confiança total é forte demais; requerendo do orante uma postura que divide águas: inocência. Enfim, André: pela sua delicadeza de alma por incluí-las em seu site profissional; e pela bondade que elas exprimem, mais uma vez, obrigada. Você é especial. Não só para Deus. Para mim também. Muita Luz e Paz em teus caminhos, grande amigo!"​

 

Lia Campos

"André, as preocupações do cotidiano nos agitam. Procuramos a serenidade, mas a ansiedade é por vezes inevitável, assim como a competição. Por isso, nada melhor que nos entregarmos nas Mãos de Deus, pedindo-Lhe acima de tudo força e sabedoria para vencermos sobretudo quem Jesus nos diz que é nosso pior inimigo: a nós mesmos, em conjunto com tantos obstáculos consequentes... Seja como for, André, o que me veio forte ao coração ao ler essas duas orações, antes de qualquer coisa, foi o quanto a lógica da verdadeira oração não segue o mais esperado, a nossa lógica: não é biológica, meramente instintiva; não se trata de atender às vantagens pessoais, os interesses mais imediatos... E isso me fez lembrar de uma colocação do próprio Padre Larrañaga: “na oração, não há lógica humana”. Realmente, a lógica é de Deus. Pedir para ter mais capacidade para amar? Pedir para amar as pessoas com mais perfeição? Pedir virtudes para melhor servir? Sair de si? Vencer-se? Realmente, a oração - como estas duas - é inspiração do Espírito Santo. Perfeito. Obrigada, André".​

 

Lucimeire Mengatto

"André, muito obrigado por me lembrar de orar hoje! Já salvei as duas orações em meu computador e vou lê-las todos os dias. Ambas orações se completam. Na primeira, fazemos nossos pedidos a DEUS daquilo que realmente precisamos; ou seja, o que não pedimos com frequência, pois nossa tendência é darmos prioridades ao material, ao supérfluo, ou até mesmo ao ego. A segunda oração é de entrega e agradecimento. Francamente, o sentimento de ler as duas é de contato PLENO com DEUS. Pois podemos e devemos pedir a DEUS sempre, ELE sempre nos houve, mas nos atende nos momentos de entrega a ELE. Aquele que pede e se entrega a Deus sempre vai se lembrar de agradecer todos os dias. Obrigado por colocar na pauta do dia o assunto mais importante da VIDA! Um Abraço!".​

 

Anderson Pimenta

"André, você sabe que sou apaixonado pelo tema do seu trabalho. E também sabe que concordo que Deus deve estar sempre à frente de nossas vidas, inclusive na profissão. Então, agora eu vou falar das orações. Embora seja sempre bom rezar, é especial vivenciar orações fortes e comprometidas como estas. Ao fazer a Oração de Manhã, senti uma energia positiva que pacificou minha alma. Assim, receba meus parabéns o pessoal que está visitando esta página (e tem enviado comentários). Recomendo não só estas orações, como seu trabalho, meu amigo. Um grande abraço!"​

 

Jaime Brasileiro Curcio

"A oração é bonita. Inspiração no carisma do Bem-Aventurado Charles Eugène de Foucauld. Ela nos faz refletir sobre coisas sérias. Principalmente quando se fala em entrega total. Abandonar-se nas mãos de Deus. Então, a questão é o seguinte: rezar é fácil. O desafio é colocar isso em prática. Forte. Um abraço, meu grande amigo."​

 

Henrique Leite de Oliveira

"Caro amigo e mentor, você sabe o quanto tenho aversão de religião e qual a minha ideia de tudo o que circunda esse assunto. Mas eu quero lhe dizer que, conhecendo você de perto hoje, te admirando como te admiro, compreendo bem o que quer dizer... Digamos que esse espaço, independente da existência ou não de Deus, é prova de que você se preocupa com seus amigos, colegas, parentes, clientes... Mais do que isso: você os quer bem e está fazendo tudo o que está ao seu alcance. Com fadas ou sem fadas, o que eu quero te dizer é que é esse seu coração que eu aprecio muito. A boa intenção, entendeu? A ternura, o esforço, a busca. Um brinde ao amor, gente boa!"​

 

Marcelo Azevedo

"André, de coração, muito obrigada pelas orações. Deu um ar familiar, transpareceu simplicidade, amizade, autenticidade. Estive pensando... Se rezar é estar mais perto de Deus, é interessante a sua proposta de harmonizar familiaridade e profissionalismo de forma a uma não ferir a outra: lembra o médico que antigamente não era só médico, mas também amigo da família. Agora, falando especificamente das orações, quero comentar sobre a Oração da Manhã: faço-a diariamente, juntamente a outras, com minha filha, enquanto eu a levo à escola. Já começamos melhor o dia com ela! Vamos ao encontro da nossa missão, do plano de Deus para nossa vida! Bjs."​

 

Elaine Curiacos

"Se vc estiver estressado, evite comunicar-se. Vc pode escandalizar quem lhe quer bem."

"André, percorri rapidamente pelo site e gostei do que li e assisti. Inclusive e principalmente dessas orações. Senti um espaço de delicadeza, de espiritualidade... Vem de encontro com as nossas necessidades... Elas tocam profundamente a nossa consciência e faz-nos refletir como estar bem consigo e com os nossos semelhantes... Irradia paz... boa estima... fraternidade...  Creio que se mais profissionais como você tiverem coragem de unir o trabalho ao amor, à fé, o bem se propagará melhor!"​

 

Rachel Mattos

bottom of page